quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sorriso novo!

No dia seguinte ao meu aniversário, fui à minha consulta mensal com a ortodontista. E como se não bastassem todos os presentes que ganhei, ainda recebi mais um: tirei o aparelho fixo que faltava! Que sensação boa ver todos os meus dentes sem aqueles ferrinhos :)

Coloquei o aparelho fixo em novembro de 2007. Para quem não sabe, é uma experiência bastante agressiva. O primeiro passo é encaixar uns anéis de metal nos dentes de trás, de forma que o fio fique preso a esses anéis. Acontece que o espaço entre os dentes é bastante exíguo para encaixar os anéis e aí começa a dor. Primeiramente, a dentista tenta encaixar os anéis "na tora", ou seja, empurrando até entrar. Quando não consegue, põe umas borrachinhas entre os dentes para que o espaço interdental aumente e os anéis possam ser encaixados. Para isso, os dentes saem do lugar e doem, mas doem! Doem tanto que no início do tratamento você não consegue mastigar nada muito sólido. O próximo passo é colar os brackets e colocar o fio. É este fio que é ajustado a cada consulta e, em algumas, os brackets são mudados de posição.

Depois de colocar o aparelho, a atenção com a higiente bucal tem que ser redobrada, porque a tendência a ter cáries é bem grande. Para isso, é necessário usar fio dental 3 vezes por dia, enxaguatório bucal e uma ótima escovação. Já viram que escovar os dentes se torna um processo demorado! Segui religiosamente todos esses passos e consegui passar por todo o tratamento sem nenhuma cárie.

Coloquei o aparelho porque eu era dentuça e os meus dentes frontais inferiores começaram a montar quando os sisos estavam para nascer. Apesar de ter logo removido os sisos (em 2003), os dentes continuaram tortinhos. De 2003 a 2007, várias coisas aconteceram e neste período eu não pude iniciar o tratamento ortodôntico.

Usei aparelho na arcada superior e inferior de novembro de 2007 até junho de 2009. Em junho, foi removido o aparelho da parte de cima. Entretanto, desde então (e até hoje), preciso usar o móvel todos os dias para dormir. Apenas nesta terça-feira, após quase três anos, finalmente foi removido o aparelho fixo da arcada inferior. Há uns três meses, a ortodontista já queria tirar, mas eu impliquei com o alinhamento de dois dentes e vi que não estava perfeito. Então, ela colocou como eu gostaria e finalmente meu sorriso sem lata está de volta! Continuarei usando o móvel por tempo indeterminado e ela pôs uma contenção (um fiozinho) por trás dos dentes inferiores. Pretendo substituir restaurações antigas (restam poucas) por resina e deixar o sorriso ainda melhor :D

Se alguém precisar, indico a minha ortodontista. Além de ser bastante eficiente, ela não cobra caro e não fica enrolando no tratamento.

Com conhecimento de causa, digo que valeu a pena o sacrifício por este resultado! Não vou esquecer das saias justas devido ao uso do aparelho, como não poder sorrir após comer fora, não poder comer pãozinho delícia na rua (gruda tudo, nojento!), nem milho, nem brigadeiro e vááárias outras, mas digo que valeu demais! Estou muito satisfeita com o resultado. Tenho mais um motivo para sorrir!

Um comentário: