segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aventuras de Pattym - Parte 2/2


No domingo, despertei às 05:00 com o barulho da chuva grossa batendo na janela e pensei "Nossa, que chuva forte! Espero que melhore até a hora de levantar". Até dar o horário de acordar, meu sono foi leve e fui ouvindo que a chuva estava melhorando. Às 06:20, levantei, tomei banho, café, arrumei minha mochilinha e saí de casa às 07:20. Neste horário, estava apenas chuviscando.

Peguei o carro e fui para o Jardim Apipema, de onde os Jabutis Vagarosos iriam sair. Chegando lá, fiquei esperando o Valci (foto ao lado, obtida de http://bikebook.blogspot.com/). Quando ele me viu, disse que era raro alguém combinar e realmente aparecer. Descemos para ir encontrar com o pessoal que estava na Apipão tomando café. Lá estavam Bulgarin e Itana e íamos encontrar o Marcelo no posto a caminho da Av. Centenário.

Valci pegou a bicicleta que estava separada para mim e fazer os devidos ajustes. Estava chuviscando e saímos pedalando da Apipão até o posto. Marcelo chegou e fomos rumo à minha primeira aventura nas ruas de Salvador, ao lado dos carros e ônibus! Até então, eu só tinha passeado na orla, no Parque de Pituaçú, Praia do Forte e Ilha de Itaparica. Como eles eram experientes, não fiquei com medo, mas ansiosa pela experiência. Vejam o vídeo da saída em:
http://www.youtube.com/watch?v=G7vHxAdfI1o

Assim, saímos do posto às 08:00 e fomos para o ponto de ônibus da Fonte Nova. Todos foram muito cuidadosos comigo e sempre me diziam para eu ir no meio do grupo, de forma que eles pudessem me ter sempre à vista. Nem as marchas da bicicleta eu sabia trocar direito, mas eles pacientemente foram me explicando, assim como a melhor forma de usar os freios. Neste percurso, continuava chuviscando e havia muitas poças na pista e, na maioria das vezes, não era possível desviar delas, senão eu iria em direção aos carros. Aí, a solução era mesmo passar com a bicicleta por cima da poça e molhar as pernocas. Sem contar que tomamos uns banhozinhos no caminho quando os ônibus passavam. Nada de frescura! E eu estava muito feliz com a experiência :)

Chegando lá à Fonte Nova, outros ciclistas (de outros grupos) estavam aguardando para sair. Como estava chovendo, ficamos esperando um pouco. Fui apresentada a todos como a nova Jabuti e fui muito bem recebida. Eles começaram a discutir e percurso e concluíram que iam para a Ribeira!!! Pensei "Putz, é longe! Será que eu vou conseguir?" De qualquer forma, vai ser divertido!". No dia anterior, quando eu os conheci, eles haviam dito que a filosofia do grupo era passear e que se eu não conseguisse completar o percurso, não teria problema e que poderíamos parar, descansar ou até retornar. Assim, fiquei mais tranquila.

Chegada a hora da saída, os batedores da SET já estavam posicionados e seguimos. Eu me senti bastante segura e todos me davam dicas pelo caminho, como, por exemplo, ficar sempre à direita. O caminho até a Sorveteria da Ribeira foi:

1. Fonte Nova
2. Sete Portas
3. Túnel Américo Simas
4. Av. Jequitaia
5. Calçada
6. Mares
7. ... (não sei exatamente por quais ruas intermediárias passei)
8. Sorveteria da Ribeira



Neste percurso, fui sorteada! O pneu traseiro da minha bicicleta furou! Um dos ciclistas me alertou e avisou a Valci e todos pararam para me auxiliar. Sim, o grupo inteiro parou para esperar! Neste momento, senti o espírito de colaboração que é raríssimo nos dias de hoje, até mesmo em pequenos gestos, quando muitas vezes recebemos um não quando pedimos auxílio.
Cada um tinha uma ferramenta e até uma câmara tinha! Em 10 minutos, estava tudo resolvido!Tratamento VIP! Muito legal isso!
Na Sorveteria da Ribeira, paramos para tomar um sorvetinho (o meu preferido é o de Tapioc e nos hidratarmos. Alguns componentes do grupo, ficaram por lá mesmo e seguimos em 10 pessoas para a A Ponta de Humaitá. Alguém teve a idéia de ir pelo Bonfim e subir aquela ladeira! Pensei: "Agora vou pedir penico, ferrou!". Fui bravamente subir a ladeira, as pernas começaram a sentir porque a marcha estava errada, mas enquanto se sobe não é possível mudar. Fui, fui, fui e consegui!!! Subi a ladeira sem parar para empurrar a bicicleta.

Seguimos para a Ponta de Humaitá, agora era uma descida :). Descobri que, durante a descida, é importante colocar a marcha forte e assim o fiz. Chegando lá embaixo, nova hidratação com água de côco. Sim, havíamos chegado ao meio do percurso e eu estava me sentindo muito bem! Nem eu esperava esta proeza, mas devo isso às minhas aulas de Pilates. Só sentia os ossinhos do bumbum e os ombros, mas as pernas estavam aguentando firmes e fortes!

Da Ponta do Humaitá, voltamos pela Av. Beira Mar. Que praia linda! E de lá, em direção ao Mercado Modelo (notem que há um grande percurso neste intervalo!), onde fizemos uma parada, e em seguida, para a Av. Contorno . Sim, mais uma subida! Coloquei a marcha correta, seguindo as orientações do pessoal, e foi melhor do que a Ladeira do Bonfim, mas é bem mais longa. De lá, seguimos pelo Vale do Canela, Av. Centenário e, finalmente, Apipão. Cheguei lá às 13:30.

Pelo que vi, o caminho de ida e volta dá usn 25 km. A experiência não podia ter sido melhor! Tanto durante o percurso, como após o término, a sensação de felicidade foi grande (muita serotonina!). Eu fiquei muito feliz por ter conseguido realizar o trajeto sem problemas e sem parar para arrastar a bicicleta. Os Jabutis me parabenizaram pela façanha na primeira pedalada e fiquei muito orgulhosa de mim :) Recomendo a experiência a todos!

Agradeço aos Jabutis Vagarosos por terem me recebido tão bem e terem feito do meu domingo de chuva um dia tão feliz!

Seguem os sites:
O domingo ainda não acabou. Cheguei em casa, tomei um belo banho, comi um pratão, troquei de roupa, coloquei o salto e fui para o Salvador Shopping. No próximo post, vou contar a pane que aconteceu nos banheiros de lá. Incrível!

5 comentários:

  1. patty, fico realmente feliz com seu feito. Bem vinda ao clube dos bikers. Naum perca tempo e compre a sua. vale a pena investir mais tempo nisso, pela prohpria sauhde, mas tambem pelo fato de ser um carro a menos na rua, por mais respeito aas pessoas, por mais contato humano, por conseguir enxergar a cidade de outra forma. Beijos e vamos pedalar

    ResponderExcluir
  2. Patty estou copiando o companheiro ai.
    Eu fiquei feliz por conhecer vc sem frescura e salamaleques, então vc já é uma JABUTI de carteirinha, mesmo eu não podendo pedalar vc terá sempre alguem para sair.
    Parabéns pelo blog e estamos a sua disposição ai falo pelo grupo.
    Correção : ida e volta da Ribeira 32 km, pilate é excelente aprovado kkk
    abração
    Bugarin

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a Pablito e Bugarin pelos comentários! Espero viver essa experiência mais vezes!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Patty !
    Parabéns e obrigada por aceitar nosso convite. Vc será sempre bem vinda ! Salvador tem outros roteiros maravilhosos, em dias de chuva ou sol ... rsrsr. Além de outras ciclo-aventuras Jabutísticas rsrs. Fique antenada no Bikebook e no Mural de Bugarin para nossos eventos pois estamos projetando alguns pedais pelo interior e na Ilha de Itaparica tbm.
    Abraços e até a próxima !
    Itana

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, vi seu link enviado por Pablo e achei o máximo essa saída! Às vezes a gente só precisa de um "empurrãozinho" e um tanto de gentileza, como essas pessoas dos grupos de bike são.

    Continue e logo estará nas ruas sozinha!

    Ana Elisa

    ResponderExcluir