quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como lidar com pessoas inconvenientes

Transcrevi alguns trechos do programa do Dr. Flávio Gikovate, na CBN, falando sobre como lidar com pessoas incovenientes. Tenho certeza de que vai ser útil em algum momento, especialmente aqui em Salvador, onde muitas pessoas são sem noção total!!!

"Como se posicionar diante de pessoas que fazem perguntas inconvenientes? Essas pessoas não só fazem perguntas inconvenientes, elas têm uma inabilidade social bastante grande... São criaturas invasivas, que não têm nenhuma habilidade no trato social, são palpiteiras também. São criaturas, às vezes, invejosas, mal educadas porque são inconvenientes e insistentes nas suas perguntas e não raramente fazem perguntas maldosas mesmo que denotam aspecto claramente invejoso.
 O mais curioso é a maneira como cada uma das pessoas reage. Muitas pessoas respondem de um modo evasivo... É uma forma de responder genérica, que não é muito específica nem expressiva, e que cria complicações menores, mas de qualquer modo significa que se está dando trela à pessoa que perguntou. Outras pessoas respondem com mentiras claras, mentem como uma estratégia para ver se resolvem os problemas de constrangimento que são criados pela outra pessoa.Também não é uma boa resposta.

Eu acho que a postura adequada, a postura correta mesmo, é denunciar a pergunta e reagir com firmeza. Denunciar a pergunta é dizer 'Olha, cara, essa não é a forma adequada de você se comportar, não é o caso de ficar fazendo perguntas deste tipo...Você tem que compreender e aceitar que nem sempre as pessoas estão dispostas a responder todas as perguntas que fazem'.

Este jeito de participar da interação, imaginando que interagir é fazer perguntas constrangedoras ou perguntas que o outro pode ficar numa saia justa é uma forma sempre de se posicionar muito inadequada e tem que se avisar àquele que age desta maneira que a gente não vai participar disso. Responder, qualquer que seja o tipo de resposta que a gente dê, é sempre entrar em um jogo equivocado, é reagir conforme a norma daquela pessoa incoveniente, quer dizer, seria conivência com a incoveniência. O sábio e o certo é não responder e avisar à pessoa da incoveniência social da conduta dela. Qualquer tipo de resposta está nos levando a participar de um filme que não tem o menor cabimento. É preciso uma firmeza quase pedagógica para ensinar as pessoas a se comportar socialmente de uma maneira mais adequada."

Link:
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/no-diva-do-gikovate/2010/10/10/COMO-SE-POSICIONAR-DIANTE-DE-PESSOAS-QUE-FAZEM-PERGUNTAS-INCONVENIENTES.htm

2 comentários:

  1. Rpz, categório Gikovate! Eu preferiria uma resposta menos "invasiva" também! Direta,clara, mas menos invasiva. Penso que essa forma de interagir muitas vezes é a forma que a pessoa aprendeu... e isso não se desaprende de uma hora para outra...então, sejamos respeitosos conosco, didáticos nessas situações, masssss saibamos que não é tão simples assim! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ana. Já me vi diante de pessoas assim em vários momentos e eu também não tenho coragem de ser direta como ele recomenda. A minha tendência é de afastamento, de forma a evitar qualquer contato ou pergunta chata.

    ResponderExcluir