quarta-feira, 24 de novembro de 2010

28o dia de treino e benefícios da corrida

Hoje, fui correr com o objetivo de fazer pelo menos 6 km, conforme mencionei no post "27o dia de treino" e consegui atingir a meta: percorri 6.24 km em 00:42:03. Este é o meu recorde de distância. Estou próxima dos 6.5 km almejados para a corrida noturna do dia 11 de dezembro. Para mais detalhes, vejam a planilha. Tive até visita no treino hoje! :)

Gostaria de compartilhar com vocês também um benefício mensurável da corrida para a minha saúde: meus níveis de colesterol baixaram de uma forma incrível! Sempre fui magra e tenho bons hábitos alimentares (pão integral, queijo branco, pouca gordura, evito fritura), exceção feita aos doces. Entretanto, de uns tempos para cá, meu colesterol vinha subindo a ponto da minha endocrinogista dizer que se não baixasse eu iria ter que tomar Sinvastatina. Fiquei triste porque não acho legal ficar tomando remédio, ainda mais na minha idade para baixar colesterol. Depois desta última consulta (em agosto), eu comecei a correr e em menos de 3 meses, o colesterol se regularizou, vejam:

Índice 22/09/201027/10/2010
Colesterol total (máx: 200)
254 mg/dL
197 mg/dL
Colesterol LDL (máx: 130)
174 mg/dL
127,2 mg/dL
Colesterol HDL (>= 45 mg/dL)
58 mg/dL
46 mg/dL

Vale ressaltar que eu também aumentei o consumo de vinho tinto neste mesmo período.

Já marquei uma consulta com um médico desportivo para a próxima semana e farei o exame de esforço e obterei mais orientações. Sei que o ideal seria fazer isto antes de começar a correr, mas acabei confiando nos exercícios aeróbicos que eu já fazia no elíptico, em exames de coração que eu já fiz e fui deixando para depois.

Logo que cheguei em casa hoje, jantei um pratão e tomei uma tacinha de vinho. O resultado foi nocaute! Vou dormir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário