sábado, 21 de agosto de 2010

Minha primeira corrida

Ontem, sem ter planejado, comecei a correr. Cheguei em casa, não estava com vontade de sair, mas precisava extravasar e fui correr. Liguei para meu amigo Julinho e, coincidentemente, ele estava saindo de casa naquele momento para a mesma finalidade. Se tivesse planejado, não teria sido melhor!

Cheguei primeiro que ele. Enquanto o aguardava, fiz meus alongamentos. Comecei caminhando e, após aquecer, começamos a correr. Conforme esparava, senti diferença em relação a correr no elíptico (foto abaixo), já que este não provoca impacto. No aparelho, corro há tempos por meia hora e não me sinto cansada. Apesar de ter mantido um ritmo mais lento, senti logo, em cerca de 15 minutos. As pernas, os joelhos, tornozelos e glúteos não doeram, mas comecei a senti dor de facão (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070717213644AA5HYVL) e uma dor muscular na escápula esquerda. Aí paramos e as dores passaram. Ficamos caminhando por mais um tempo e quando eu já me sentia recuperada, voltei a correr. Assim fizemos por mais uns 10 minutos e depois paramos para uma água de côco. Pelos nossos cálculos, caminhamos por uns 2 km e corremos uns 3 km, somando-se os dois trechos.


Os tênis são bastante confortáveis (http://pensamentosdepattym.blogspot.com/2010/08/ja-posso-sair-correndo.html) e gostei particularmente do amortecimento. Fiquei satisfeita para o primeiro dia, mas só fiquei encucada com a dor nas costas. Perguntei ao meu fisioterapeuta (André) o que poderia estar causando a dor nas costas e ele disse que é a postura. Engraçado é que pratico postura no Pilates há 3 anos e na hora de correr, o corpo esqueceu quando começou a se cansar em uma atividade diferente. Significa que não dá para relaxar! Então, na próxima corrida (espero que seja amanhã), vou ficar atenta a isso. Quanto à dor de facão, ele disse para evitar beber muita água antes de correr.

Ao chegar em casa, vi que tinha alcançado o meu objetivo de extravasar. É incrível a sensação após correr, a tal serotonina entrou em ação mesmo e fiquei com uma disposição incrível, além de me sentir feliz. E olha que eu estava cansada e com sono quando cheguei do trabalho. Valeu muito! E a companhia de Julinho foi um grande incentivo :)

4 comentários:

  1. Era para eu ir correr hoje, mas estava bem nublado quando acordei. Agora está o maior solzão! Deveria ter ido :/

    ResponderExcluir
  2. Patty, pode fazer uma Avaliação Física e Funcional antes de começar pra valer.. O pessoal do meu clube de corrida recomenda este: IMED (Centro Médico Iguatemi, sala 411-412)
    Tel: 3341 3159

    ResponderExcluir
  3. Ah, Xande, obrigada pela dica. Vou anotar e marcar. Obrigada!

    ResponderExcluir