quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

Para mim, o ano de 2010 representou vários em um só. Foram muitas decisões, mudanças, experiências novas, decepções e também surpresas.
Decisões costumam ser bastante difíceis para mim, mas uma coisa é certa: quando eu decido algo, é porque já pensei muito sobre o assunto. E não sou o tipo de pessoa que prefere ficar na "zona de conforto", eu sempre estou em busca do que é melhor para mim, não costumo me contentar com o "prêmio de consolação". As consequências disso são maior dispêndio de energia do que a maioria das pessoas, mas acredito que vale a pena, não me satisfaz ser de outra forma.

Em 2010, dei mais tempo para mim mesma (tornei-me novamente a dona dele e estou usufruindo muito bem disso), ampliei meus horizontes, mudei a minha rotina e estou cuidando mais de mim. Estou realizando atividades que me dão prazer, mas estavam de lado por vários motivos: leitura, corrida, dormir bem, realizar mais atividades sociais que eu gosto (com as pessoas que gosto), viajar e planejar viagens que eu tenho vontade de fazer.

Foi um ano de muito autoconhecimento também. Estou olhando cada vez mais para dentro de mim mesma, para entender as minhas motivações, reações e, principalmente, limites. Sempre tive a tendência a tentar suportar mais do que aguento, como se eu fosse muito forte, mas estou procurando demonstrar mais as minhas fragilidades, afinal não tenho como resolver tudo sozinha e isto envolve todas as esferas. Estou trabalhando também para não contrariar as minhas vontades, dentro do possível, claro. Agradar às pessoas é algo muito difícil, então descobri que é mais fácil tentar agradar a mim mesma em primeiro lugar. Na maioria das vezes, o esforço da contrariedade é muito alto para o benefício trazido.

Algumas pessoas me decepcionaram, porque se mostraram de uma forma diferente do que aparentavam. Talvez eu não tenha observado direito e acreditei nas palavras, ao invés de estar atenta às ações. Este foi um grande aprendizado: quando as palavras não condizem com as ações, tem algo errado. Outra grande lição: conhecemos o caráter das pessoas nos momentos mais difíceis, aí elas realmente se mostram.

Por outro lado, algumas pessoas me surpreenderam positivamente, especialmente quando decidi "deixar a vida me levar". Conheci pessoas que me fizeram muito bem e me proporcionaram momentos felizes. Fiquei mais próxima a alguns amigos, mais distante de outros. Agreguei pessoas queridas ao meu convívio, com quem compartilhei experiências e me senti acolhida. Outras simplesmente foram embora e foi melhor assim.

Considero que 2010 representou a construção de bases para os próximos anos.
A saúde vai muito bem, obrigada! Isto é MUITO bom! O trabalho também vai bem. O coração está tranquilo e protinho para ser ocupado de verdade :)

Apesar do tempo ser contínuo e a idéia de dias e anos ser uma criação nossa, a chegada de um novo ano trás esperanças de dias melhores. Os momentos ruins ficarão para trás, apesar se serem um aprendizado importante para os dias futuros. Meus desejos básicos para 2011 são saúde, amor e paz, para mim e para todas as pessoas que me querem bem, de verdade.

Estou indo curtir meu Reveillon a partir de hoje e farei novos posts se conseguir acesso à internet. Caso contrário, só estarei de volta no domingo. FELIZ 2011!!!

2 comentários:

  1. tem uma música que fala assim: velhos amigos se tornam estranhos, estranos se tornam grandes amigos ... procurei por ela, mas depois mando o arquivo ...beijos

    ResponderExcluir