quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Consulta com especialista em Medicina Desportiva

Finalmente, hoje fui para a minha esperada consulta com o médico desportivo. Expliquei que estava indo lá para conhecer os meus limites e poder continuar correndo com segurança. Ele analisou minha pisada: fiquei em cima de uma caixa de vidro com espelho embaixo e ele viu a aderência da sola do meu pé ao vidro. O resultado foi o mesmo do teste que fiz em uma loja de tênis: pisada neutra. Ele pediu também que eu caminhasse e analisou a minha coluna e joelhos. Disse que está tudo normal.

Uma das minhas dúvidas foi sobre os batimentos e ele fez uma fórmula mais específica e confirmou que devo ficar treinando a 80% dos batimentos, o que dá 165 bpm. Para melhorar a capacidade cardiorespiratória, farei tiros e perguntei a ele como fazer: 5 tiros de 1 min, dando intervalos necessários para que os batimentos voltem a 120-130 bpm. No próximo treino, colocarei em prática.

Outro ponto foi o exame de esforço. Ele ia passar o trivial e, seguindo a dica de um amigo, perguntei sobre a ergoespirometria, que consiste em um exame de esforço com espirometria (medidor de oxigênio). Este é um exame que vai me informar sobre os meus limites, ao invés de seguir uma tabela genérica, ou seja, vai dizer qual a minha faixa aeróbica, anaeróbia. Acredito que, a partir daí, os treinos possam ser mais focados.

Faltei perguntar sobre a queima de massa gorda e queima de massa magra. Conversando com outro amigo, ele me disse que treinar na faixa anaeróbia queima músculo ao invés de gordura, o que é indesejável, claro, porque dá o maior trabalho conseguir uns "músculoszinhos". Então, munida dos resultados da ergoespirometria, questionarei isso também.

Marquei o exame para a próxima semana e estou empolgadíssima com a especificidade do exame, porque, para vocês terem uma idéia, só encontrei no Hospital Espanhol aqui em Salvador. Nem a Cárdio Pulmonar, nem o Hospital Aliança, nem o Hospital São Rafael têm esse exame.

2 comentários:

  1. atleta aplicada...!!! E responsável, claro!

    ResponderExcluir
  2. O certo seria eu ter feito isso antes de começar a correr, mas antes tarde do que nunca!

    ResponderExcluir