domingo, 3 de abril de 2011

Circuito das Estações Adidas 2011 - Outono, Salvador

Como eu estava me sentindo melhor da sinusite, mas ainda tossindo, fui participar da primeira prova de 2011 do Circuito Adidas, mesmo sem ter treinado durante a semana. Eu realmente queria correr nesta porque o circuito é composto por quatro provas e é o primeiro ano que posso participar de todas elas, já que comecei a correr em agosto de 2010. Além disso, costumo treinar também neste mesmo percurso, o que dá um bom parâmetro para avaliar meu desempenho (em condições normais). Aí, lá fui eu para os meus 5 km!


PattyM na frente de um painel com quadro de Claude Monet,
pintor homenageado desta prova.

Desta vez, encontrei poucas pessoas, o que é uma pena. Vários dos meus amigos não correram esta prova (cada um com seus motivos) e senti falta. Julinho começou treinando comigo e só consegui levar ele para uma prova (Braskem Eco Run). Melly deixou de participar desta prova também e não tem treinado. Mocks não está na cidade. Léa, esposa de Flávio, não pode ir desta vez.  Motivação, meu povo!!! Estas provas são ótimos momentos para nos encontrarmos e manter a motivação pela corrida e gostaria de vê-los lá na próxima!

Flávio estava lá firme e forte e nos encontramos antes da prova :)

PattyM e Flávio antes da prova.

Hoje quem encontrou um colega das antigas fui eu. Na concentração para a prova, olhei para o lado e reconheci Cássio, que estudou comigo na 4a série do primário!!! Tínhamos entre 8 e 9 anos de idade. Não perdi a oportunidade de falar com ele: "Você é Cássio? Fomos colegas do Conceição". E ele respondeu: "Patrícia Martins?". Lembrou do meu nome e sobrenome! O tempo passa!!

Cássio e PattyM na concentração para a prova.
De outono, a prova só teve o nome, porque o sol estava forte e a temperatura estava em 34 graus às 08:30.

Posicionei-me na frente novamente e não estava tão animada desta vez porque sabia das minhas limitações e que eu não poderia dar o gás desejado. Logo no primeiro quilômetro, a tosse começou a incomodar. Neste momento, meu cronômetro marcava 00:04:30, ou seja, eu estava com um minuto e meio de sobra para o tempo final (bastava fazer cada quilômetro em 00:06:00 para atingir a minha meta). Tive que reduzir o ritmo para conseguir completar sem paradas, pelo menos. Isto nunca aconteceu e eu não queria que fosse a primeira vez. Assim fui, mais lenta do que desejaria, mas em um ritmo constante.

Os dois primeiros quilômetros costumam ser sempre os mais difíceis, porque é o tempo que o corpo precisa para começar a se acostumar ao esforço. Quando cheguei aos 3 km, o cronômetro marcava 00:17:30, ou seja, eu ainda estava com 30 segundos de folga em relação ao tempo total desejado (00:30:00), entretanto aos 3 km sei que isso é insuficiente porque a pessoa já está cansada e a tendência é ir perdendo a folga. Então, já fiquei desanimada aí porque sabia que não podia me esforçar mais, sob pena de ficar tossindo igual uma doida.

O calor começou a apertar e fui me conformando apenas em terminar a prova. Fiquei atenta aos batimentos e não me excedi como na prova do domingo passado (Salvador Life), quando cheguei a 200 bpm e hoje foram apenas 189 bpm. Desta vez, não cheguei esbaforida e a sensação não foi emocionante. Foi sem graça assim.


Após a chegada, já com a medalha de participação e
isotônico para hidratar.
De acordo com a minha marcação, terminei em 00:31:41, que é um tempo bem pior do que os últimos, conforme tabela. Fui 20 segundos mais lenta a cada quilômetro comparando-se com as melhores marcações.

Prova Distância  Pace (min/km)  Tempo total  Velocidade
Braskem Eco Run5 km00:06:4600:33:558,84 km/h
2a Corrida Noturna6,5 km00:06:2400:41:369,38 km/h
Circuito Adidas (dez/2010)5 km00:06:0100:30:069,97 km/h
Salvador Life5 km00:06:0200:30:10*9,95 km/h
Circuito Adidas (abr/2011)5 km00:06:2000:31:41
 9,47 km/h
*Tempo oficial, eu havia postado 00:30:09



Fica para a próxima!!!
 E a próxima será em 10/07, etapa de inverno. Até lá, pretendo aumentar a frequência dos treinos (sempre que a chuva permitir) e seguir uma planilha para melhorar o desempenho. Só sossego quando fizer 5 km em menos de 30 minutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário