segunda-feira, 18 de abril de 2011

Contas, planilhas e outros bichos

Recaptulando de onde veio o meu hábito de registrar gastos, fazer contas e ter uma planilha de despesas, chego ao ano de 2002. Ano que antecedeu o início do meu mestrado. Eu tinha que economizar grana complementar a bolsa do CNPq da época, que era R$ 724,00. Logo, com esse incrível valor e morando em BH, fora da casa de papai e mamãe, eu tinha que fazer milagre!!! Aí começou a minha saga das planilhas, que me acompanha até hoje. Por curiosidade, fui pesquisar o valor atual, que é R$ 1.200,00.

No decorrer do tempo, os objetivos foram mudando, mas acabei ficando viciada nesse negócio de planilha. Tanto que eu registro todos os gastos e sei exatamente por onde a grana vai embora. A vantagem desse controle é que consigo prever o gasto do mês logo que recebo e realocar valores quando necessário, de acordo com as prioridades do momento. A desvantagem é o estresse! Obviamente que se eu pudesse escolher, eu não faria esse controle, mas considero fundamental para que as contas continuem em dia. Espero um dia poder relaxar nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário