domingo, 10 de abril de 2011

Peso ideal

Sempre fui magra e apesar de ter ganho quilinhos dos tempos da faculdade (eu pesava 52 kg) para cá, continuo sendo magra (58 kg em 1,68 m). Prova disso é o manequim 38, que me acompanha desde sempre. Tenho uma calça jeans que ganhei em 2004 e até hoje visto sem problema algum.

Meu conceito de felicidade com o meu corpo é não ter barriga, o que aliás me motivou a entrar no pilates. Meu objetivo é me manter magra, tonificada e com tudo no lugar apesar da passagem dos anos. Entretanto, quando fazia apenas pilates, sempre me disseram que a queima de gorduras se dá apenas com exercícios aeróbicos. O resultado é que comecei a correr e achava que me possibilitaria manter um pouco mais de peso sem a tal barriga, afinal eu estaria queimando gordura. Assim, engordei um pouco e cheguei aos 60,5 kg. E não aconteceu exatamente como eu imaginava porque ganhei massa muscular, mas também a gordurinha no lugar que não curto.

Para muitas pessoas, essa minha queixa é irrelevante, porque alegam que estou exagerando, entretanto sou muito crítica comigo mesma e estou sempre atenta a essas variações. Meu raciocínio é que ninguém "embaranga" de uma hora para outra, que isso acontece aos poucos. Logo, temos que monitorar e ajustar as pequenas variações antes que isso vire um problemão! O resultado é que ajustei a minha alimentação em busca do peso ideal e consegui perder peso comendo mais frutas nos intervalos entre as refeições e comendo menos carboidratos (adoro massa, pão, doce!) e já evito frituras e gorduras desde sempre. Cheguei aos 58,5 kg e considero que esse é o meu peso ideal. Meu objetivo é me manter nesta faixa.

A conclusão é que além dos exercícios físicos, é preciso ter atenção à alimentação, não adianta sair comendo tudo que se quer só porque está malhando. Esta é uma ilusão, que pode ser comprovada ao analisar a queima calórica de atividades físicas. Por exemplo, ao correr por meia hora, queima-se cerca de 350 calorias. Isso é muito pouco e, apesar de trazer saúde, não é sufuciente para causar perda de peso nem em uma pessoa magra como eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário