terça-feira, 17 de maio de 2011

Diario de viagem - 4o dia em Paris

O dia foi bastante movimentado! Primeiramente fomos para Notre Dame, que e uma catedral belissima. A feira de pães continuava la na praça e foi parada obrigatoria, claro! Constatei aue realmente os franceses levam a baguete exposta pelo meio da rua; pegando poeira e a senhora que me atendeu pegava no dinheiro e no pão ao mesmo tempo. Aqui e tudo muito caro e quando achamos algo por um euro, ficamos muito felizes :) Nossa meia baguete com Nutella custou isso por la e eu me acabei de comer baguete de novo. Alias, aqui e le pain (pão) e le vin (vinho). Tenho tomado vinho todos os dias, pois alem de adorar, eh mais barato que coca cola. Eu comprei umas garrafinhas de vinho (JP Chernet: sugestão de Fafa) para tomar na rua por 2,80 euros e a coca cola custa euros.

Voltando a Notre Dame, a visita e gratuita e para subir na torre paga-se 9 euros. Como ja tinhamos visto Paris do Arco do Triunfo, da Torre Eiffel e de Montmartre, achamos desnecessario subir.

Depois de Notre Dame, a aventura foi procurar uma loja de material para culinaria, ja que estou viajando com duas alunas do curso de grastronomia. Depois de errarmos o caminho varias vezes, nos perdermos no metro e dentro de um shopping na Les Halles (parecia um labirinto), chegamos à loja, mas foi uma decepção porque os donos não eram muito simpaticos e a loja era bem antiga e apertada, apesar de bastante tradicional.

O proximo passo foi pegar mais metrô e ir conhecer a Saint Germain, mas erramos o sentido da rua e andamos horrores para procurar a famosa farmacia Citypharma, que tem cosmeticos e bons preços e nos acabamos por la.

Depois das compras, fomos almoçar, mas acho que ja eram umas cinco da tarde por aqui, entretato como estamos na primavera, o dia so escurece às 21:30 e o tempo rende bastante. No almoço foi a maior confusão porque o garçom quase não falava inglês e para se ter noção, pedimos salada e veio uma pizza. Pedimos um formule (tipo um prato da casa) e a pizza não tinha nome de pizza porque era bem fininha (especialidade do norte da França) e o nome era peculiar. Tadinho do garçom, que se esforçou para nos compreender, mas eu via a cara de desepero dele.

Depois dessa maratona toda, fomos em direção a um outlet nos arredores de Paris. A esta altura, acredito que ja estavamos no 8o metrô. Esta linha (RER) que sai de Paris e diferente e erramos o caminho, pois na estação passam varios trens no mesmo lugar e temos que ficar prestando atenção a um painel e para as linhas metropolitanas não e assim.

Chegando ao destino, às 19:10, vimos que tinha fechado ha 10 minutos: decepção total. Nos blogs que lemos, informava que fechava às 22:00. Paciência... não havia mais nada a fazer. Pegamos o metrô de volta para Paris. Mais uma aventura... Parece que o ticket das linhas metrolitanas não vale para essas linhas RER e ao tentarmos entrar, o maior mico!!! A maquina apitou e não dava para passar. Vimos que custava 6 euros e, na primeira oportunidade que uma pessoa passou, nos jogamos (so lembramos e Marcio nesta hora!!!).

O dia não acabou!!! Para relaxar de tamanha confusão, ao voltarmos para o hotel, fomos relaxar em um bistrô e demos muita risada com um Bordeaux para fechar a noite. Resultado: chegamos ao hotel às 01:30 da manhã, morrendo de cansaço, mas felizes :)