segunda-feira, 23 de maio de 2011

11o dia de viagem, Napoli e Pompeia

Hoje o dia foi bastante aproveitado! Saimos do hotel às 07:00 da matina, parecendo zumbis, direto para a Termini (estaçao central daqui), pois nosso trem para Napoles saiu às 07:39. Compramos os lugares em uma cabine com seis poltronas, sendo que quatro deles estavam ocupados por nos, outro por um rapaz e ficou apenas um vazio. Em uma das estacoes, entrou um senhor bem grande e ficou do meu lado. Logo que ele chegou, acomodou as malas e um cheiro terrivel tomou conta da cabine: foi um pum horrivel!!!!! Olhavamos umas para as outras, sabendo a origem daquilo. 


Chegando a Napoli, fomos comprar as passagens do trem para ir a Pompeia, viagem com duracao de 40 minutos. Foi tranquilo e apenas 2,80 euros. Para quem nao connhece, Pompeia foi uma cidade soterrada pelas lavas do Vesuvio, no ano 79 d.c. e descoberta apenas em 1830. A partir dai, a cidade foi desenterrada e virou um sitio arqueologico. Impressionante ver o tamanho da cidade, bem maior do que eu imaginava. Ficamos la por cerca de duas horas e ainda tinha muita coisa para ver, mas como diz Tina "ruina, ruina, ruina", a visita foi otima e o tempo foi suficiente. De la, voltamos para conhecer Napoles.

A primeira impressao foi muito ruim, porque havia lixo espalhado pelas ruas, muitos pedintes na praça e um aspecto perigoso conforme tinham nos avisado. A vontade inicial foi pegar o primeiro trem de volta e eu fiquei pensando "gastei para vir neste lugar horrivel". Enfim, ja estavamos la e seguimos o caminho da pizzaria mais famosa e tradicional: Antica Pizzeria Da Michele, de 1870. Tao famosa que Julia Roberts filmou la o "Comer, Rezar e Amar". Estou me sentindo a propria!!! :) A pizzaria e super simples e so tem dois sabores de pizza: marinara e margherita. Eu gostei da pizza, o molho estava delicioso (os tomates daqui sao fantasticos), mas a massa e totalmente diferente da nossa, porque e elastica, tanto que todo mundo come com as maos e eu fiz o mesmo.


Fomos em um horario bom, as 15:30 de hoje, segunda-feira. Haviam me dito que a espera chega a tres horas e fiquei ate surpresa por esperar apenas 20 minutos. Acredito, entretanto que seja devido ao dia e horario.


Da pizzaria, seguimos para a galeria de compras e decidimos fazer um city tour em um taxi pela cidade. Graças a isto, a nossa impressao da cidade melhorou bastante e o taxista nos levou ate um mirante para vermos a linda baia de Napoles. Tiramos varias fotos por la, mas o problema com a minha camera impede que eu coloque neste post. Tinha ate um casamento chiquerrimo na Igreja de Santo Antonio perto deste mirante e fomos la dar uma olhadinha.


Varios cruzeiros param em Napoles e vimos navios enormes. Logo em frente, fica a ilha de Capri e a ida ate la, em 15 minutos custa 20 euros em lancha rapida, mas nao fomos. O taxista nos explicou que o motivo da greve pelas ruas e uma greve e ai entendemos porque estava tudo tao sujo.


Depois deste tour todo por Napoles, passeamos pelo comercio e voltamos para a estaçao, mas o nosso trem estava marcado apenas para as 21:20 e ja estavamos exaustas. A passagem que compramos nao dava direito a remarcacao, mas aqui na Italia se da um jeitinho (assim como no Brasil) e explicamos para o atendente que estavamos muito cansadas e ele cedeu :). Conseguimos antecipar o retorno em uma hora e o trem foi bem melhor. Bingo!


Para variar, demos muita risada hoje, especialmente dentro do trem de volta e no taxi para o hotel. Tina esta se superando!!!


Ah! Comprei uma camera nova em Napoles e amanha, poderei voltar a tirar fotos e fazer posts ilustrados :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário