terça-feira, 28 de junho de 2011

68o e 69o treinos - Relato sobre o retorno às corridas

Como minha experiência pode ajudar a outras pessoas, vou contar a história desde o início. 

Comecei a correr em agosto de 2010 e o objetivo principal foi motivação pessoal e não boa forma, porque eu já sou magra. Eu estava precisando de novas metas e atividades porque algumas coisas não estavam legais e eu precisava me sentir novamente em equilíbrio. Nas leituras de livros do meu guru, Flávio Gikovate (tem vários posts aqui no blog sobre artigos dele), concluí que a atividade física não competitiva era uma fonte de prazer e que melhoraria a auto estima, trazendo motivação. Era exatamente isto que eu estava precisando! Então, encontrei na corrida uma boa solução! 

Decidi que iria começar e procurei me informar melhor a respeito para não prejudicar a minha saúde. Isto incluiu conversas com meus fisioterapeutas do pilates, leitura, marcação de consulta com médico desportista e realização do exame ergoespirometria. A primeira constatação é que a musculatura precisaria estar fortalecida para eu começar a correr, sob pena de causar problemas às minhas articulações. Este ponto estava resolvido porque o pilates atende a esta necessidade e pratico há bastante tempo, entretanto uma alternativa é musculação. Eu optei por não entrar em um clube de corrida para ter mais liberdade quanto aos horários e também não estava afim de gastar grana com isso. Talvez no futuro eu entre, mas hoje não me faz falta e não é prioridade.


Finalmente comecei a correr e encarei esta nova atividade de forma disciplinada (como tudo que me disponho a fazer), de duas a três vezes por semana. Pouco a pouco, fui melhorando o desempenho e tendo resultados motivantes! Esta é a melhor parte e nos impulsiona a continuar. A participação em corridas de rua, como a Braskem Eco Run, Adidas e Salvador Life, nos dá motivação para superação, pois a tendência é querer melhorar a cada prova. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e até mesmo se reaproximar de amigos que também estão correndo.


Fiquei neste ritmo de agosto/2010 a abril/2011, abrindo pequenas concessões para aproveitar o verão de Salvador, afinal o objetivo é ser feliz! :) Entretanto, por motivos bastante relevantes, precisei ocupar as minhas noites, exatamente horário que treino, por dois meses. Aceitei isso comigo mesma porque foi temporário e determinei que voltaria às corridas assim que esta fase passasse. Fiquei com MUITAS saudades dos meus treinos e em pouquíssimos domingos, consegui correr. 

Aproveitei o São João para retornar aos meus treinos e no dia 22/06 voltei a correr e desde lá, treinei três vezes, incluindo hoje (69o treino). A grande lição é que o simples fato de precisar interromper as atividades físicas por um período não implica na parada definitiva. Sempre é possível recomeçar! E vale muito à pena.

Obviamente, perdi bastante condicionamento e vai demorar um pouco para que eu consiga ter um desempenho semelhante ao que eu estava tendo, mas faz parte! Nos dois primeiros dias de retorno, procurei respeitar os meus limites e peguei leve, corri mais devagar, sem forçar. Hoje, terceiro dia, já me permiti apertar um pouco mais o ritmo e consegui um pace razoável, de 06:25 por km, que era o meu "feijão com arroz". Minha meta é um pace abaixo de 06:00 por km nas provas de rua, o que significa completar a prova de 5 km em menos de 30 minutos.

Apesar de não estar na minha na melhor forma, fiz questão de me inscrever na Etapa Inverno do Circuito das Estações Adidas, que será realizado no dia 10/07! É sempre bom poder recomeçar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário