domingo, 26 de setembro de 2010

Formigas

Após a corrida de hoje, fiquei contemplando o mar sentada na grama do coqueiral. Por coincidência, fiquei bem próxima à entrada de um formigueiro e fiquei observando toda aquela movimentação.

Várias das formigas vinham de bem longe trazendo pedaços de folha idênticos àqueles que haviam nas redondezas do próprio formigueiro. Então, fiquei pensando que aquele trabalho poderia ser otimizado, mas pensei novamente e associei às nossas vidas: muitas vezes, precisamos percorrer um caminho mais longo do que o necessário para chegar ao mesmo resultado que conseguiríamos realizando um caminho mais curto. Podemos ter um aprendizado maior neste caminho mais longo ou simplesmente gastar uma energia desnecessária. Isso depende de cada formiga.

Uma outra cena me chamou atenção: uma formiga carregando um peso incrivelmente maior do que o seu, que era um pedaço de palito de picolé, e lembrei que conseguem carregar pesos até cinquenta vezes superiores ao seu. Enquanto algumas das suas companheiras contentavam-se com desafios menores, aquela formiga em especial estava com um desafio muito grande, realizando um esforço incrível. Assim também são as pessoas. Muitas vão viver suas vidas sem muitos esforços nem desafios, enquanto outras se destacam por tentar ser diferentes. As últimas se arriscam mais, entretanto os resultados tendem a ser mais gratificantes. Por sua vez, as primeiras, seguem um caminho previsível e mais garantido. Tudo depende de que tipo de formiga é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário