sábado, 2 de julho de 2011

PattyM na cozinha :)

Momento raro porque não gosto e não sei cozinhar, entretanto a vontade de repetir o prazer de comer uma massa com cogumelos frescos, o que fiz em Florença nas férias, me fez ir para a cozinha hoje.

Fetuccine com cogumelos frescos, acompanhado do vinho branco chileno Sauvignon Blanc Apaltagua Gran Verano.

O primeiro passo foi selecionar os ingredientes na Perini, mas como não tenho muita experiência nisso, tive dúvidas e liguei para mamãe. O resultado foi a compra dos seguintes ingredientes:
  • 200g de cogumelos frescos
  • 200g de shimeji frescos
  • 500g de fetuccine Diavella grano duro
  • uma cabeça de alho, da qual utilizei 4 dentes
  • um ramo de alecrim, do qual usei apenas algumas folhinhas
  • 150g de tomate uva, análogo ao cereja, entretanto é mais doce
  • azeite extra virgem Galo
  • pimenta do reino e sal à gosto
  • 4 colheres de sopa de vinho branco
Meu velho amigo Google me ajudou também nesta empreitada culinária. Busquei uma receita que tivesse cogumelos frescos, massa e vinho e cheguei a essa aqui. Adaptei a receita e o preparo seguiu os passos abaixo:

1. Cortar os ingredientes: os cogulmelos frescos foram fatiados, o shimeji foi destacado da base e os tomates uva cortados em quatro rodelas pequenas cada um;
2. Lavei o shimeji e os cogumelos frescos na peneira;
3. Coloquei a massa para cozinhar (cerca de 300 g para duas pessoas) com um fio de óleo e sal a gosto e fiquei verificando até ficar al dente;
4. Enquanto cozinhava, coloquei azeite na frigideira com alecrim em fogo baixo. Esperei aquecer e tomar gosto para adicionar os cogumelos;
5. Adicionei os cogumelos e fiquei mexendo. Eles soltam água, na qual devem 
cozinhar. Depois de uns 5 minutos, adicionei 4 dentes de alho ralados, 4 colheres de sopa de vinho branco, sal e pimenta do reino a gosto. Continuei mexendo e os cogumelhos encolheram. Se eu soubesse que eles iriam reduzir tanto de tamanho, teria colocado as duas bandejinhas cheias, mas ficou como aprendizado.
6. Enquanto isso, a massa ficou pronta e coloquei no escorredor e joguei água fria em cima;
7. Aguardei os cogumelos secarem um pouco, mas ainda fica bastante água, e desliguei a frigideira;
8. Coloquei os cogumelos na panela e a massa por cima e liguei o fogo em temperatura média. Mexi para misturar os ingredientes e adicionei os tomates cortadinhos até aquecer.

Pronto! Receita prontinha para consumir. Preparo rápido e fácil, prático como eu! :) O vinho branco acompanhou muito bem e o escolhido foi um Sauvignon Blanc, Apaltagua, chileno (R$ 15,00 na Perini).

Vinho chileno Apaltagua, Sauvignon Blanc Gran Verano.

 Eu curti o prato, só teria colocado mais cogumelos porque não sabia que eles iriam encolher tanto :). O resultado agora é que vou tirar uma soneca porque o vinho está fazendo efeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário