sábado, 30 de julho de 2011

Equilíbrio

Mens sana in corpore sano (do latim, "mente sã em um corpo são"). Fácil? Nem um pouco. 

Diariamente, a vida nos confronta com desafios que nos tiram do eixo. E como conseguir se manter em equilíbrio? É uma pergunta que me faço todos os dias e a resposta depende da situação, ou seja, temos que nos adaptar às dificuldades e tentar superá-las, mas nem sempre dá para superar e às vezes demora... Pior ainda é quando depende de fatores externos sobre os quais não temos controle. 

Em tese, tudo depende de como lidamos com as "pedras do caminho", ou seja, depende da importância que damos aos problemas. A teoria é linda, mas na prática, tentamos seguir o padrão das pessoas à nossa volta, para evitarmos o julgamento e assim, na maioria das vezes, as nossas atitudes estão contaminadas pelas opiniões e pelos padrões culturais vigentes, não refletindo exatamente a essência dos nossos pensamentos e das nossas vontades. Assim, temos que fazer um exercício diário de autoconhecimento para analisar se o nosso equilíbrio não está sendo ameaçado pela necessidade de seguir o que esperam de nós ao invés de fazer o que realmente queremos. Afinal, as necessidades e experiências das pessoas são completamente diferentes entre si e as soluções, evidentemente, não podem ser as mesmas.

Estejamos sempre atentos às armadilhas da vida. Siga sua consciência, afinal ninguém pode te dar equilíbrio, apenas você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário