segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Autoconhecimento

Tenho investido bastante em autoconhecimento e é engraçado como uma coisa puxa a outra. Além de reflexões e questionamentos, minhas fontes são as leituras, trocas de experiências, discussões e hoje iniciei um curso de Desenvolvimento Pessoal lá no meu trabalho.

Eu não sei se todo mundo aproveitou como eu, mas o primeiro dia já foi ótimo e as discussões realizadas convergem para temas que têm me interessado, que resumo a seguir, de acordo com as minhas conclusões pessoais:
  • O equilíbrio está dentro de nós mesmos e o mundo externo nunca será perfeito, esta busca é uma ilusão. Cabe a nós estabelecer limites para lidar apenas com o que conseguimos, pois tentar ultrapassá-los resultará em prejuízos pessoais;
  • Devemos carregar os fardos que nos pertencem e cada um deve ser responsável pelos seus. A transferência de responsabilidades é danosa para os participantes, já que sobrecarrega alguns e impede o aprendizado e crescimento de outros;
  • Solidariedade e compaixão não significam sofrer com os problemas alheios, pois ninguém consegue lidar por muito tempo com isso;
  • Devemos espantar a tristeza com os recursos que temos, porque este sentimento é muito prejudicial ao corpo e à mente. Tentemos não dar lugar, desviando o foco para outras atividades que nos dão prazer;
  • Exercícios físicos são essenciais para o nosso equilíbrio, pois promovem a elevação da autoestima e a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar;
  • Ao recebermos uma crítica, devemos ter discernimento para identificar se trata-se de um feedback positivo, que vai nos ajudar a crescer, ou se é apenas uma tentativa de nos derrubar;
  • Devemos aprender a lidar com as pressões externas porque elas sempre existirão e cabe a nós um posicionamento firme quando elas forem além dos nossos limites;
Valeu muito a pena o curso hoje, tomara que continue assim amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário