domingo, 28 de agosto de 2011

Conhecimento

Continuando as divagações filosóficas sobre temas amplos, vejo que uma das grandes riquezas não materiais que temos é o conhecimento. Uma vez que se tenha adquirido, ninguém pode tirar. 

Com a Internet, a difusão das informações está extremamente democrática, entretanto atentem para a diferença entre informação e conhecimento. Em termos simples, compreendo conhecimento como resultado da informação processada, ou seja, o acesso não basta, é necessário "digerir" a informação e transformá-la em um instrumento útil.

Como observadora atenta do mundo à minha volta, considerando-se pessoas com o mesmo acesso à informação, vejo que o nível de conhecimento é bastante heterogêneo, uma vez que muitos não a retém. Neste contexto, o que diferencia as pessoas é fundamentalmente o interesse por determinados assuntos. Particularmente, admiro muito pessoas que passeiam com tranquilidade por vários temas, o que denota boa cultura geral. Infelizmente, na Terra do Axé (Bahia), se dá pouca importância a isso, o que deixa as pessoas limitadas intelectualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário