terça-feira, 25 de outubro de 2011

Série do biquíni (glúteos)

A pedido de uma amiga, segue aqui a descrição de exercícios da chamada "série do biquíni" cuja finalidade é exercitar os glúteos. As caneleiras a serem utilizadas devem ser adequadas ao condicionamento de cada pessoa, de forma a não forçar a coluna. Para quem nunca praticou, recomenda-se iniciar sem caneleiras e ir evoluindo com o tempo. Vale ressaltar que não sou professora, apenas pratico os exercícios descritos e os nomes são apelidos que utilizamos nas aulas para os exercícios. 

Não encontrei figuras exatas da forma como pratico e a principal observação que faço é que a cervical deve estar alinhada à coluna e, para isso, ao invés de sustentar a cabeça com o o braço, deve ser apoiada em algo que mantenha a altura correta do pescoço.

1. Elevação lateral da perna, mantida reta



2. Cachorrinho: abre e fecha a perna.



3. Cachorro "maldito": abre e fecha a perna, conforme exercício acima, e quando estiver lá em cima, estica. Antes de descer, a perna deve ser novamente flexionada conforma a figura. Logo, consiste em um exercício de dois passos. O nome descreve o sacrifício!

4. Círculos horário e anti-horário: manter a posição da figura do exercício 1, com a perna sempre elevada e girar a perna em sentido horário e/ou anti-horário.



6. Perna em direção ao umbigo: semelhante ao exercício A da figura acima, de forma que a perna começa alinhada ao corpo e é levada a 90 graus em direção ao umbigo, sendo mantida na altura da figura A.

7. Ponta calcanhar: deitada lateralmente, pernas retas uma sobre a outra. A perna de cima vai "desenhar" um semi-círculo sobre a perna de baixo colocando-se a ponta do dedo na frente da perna e o calcanhar, atrás.

8. Diagonal: deitada lateralmente, pernas retas uma sobre a outra. Movimenta o joelho da perna de cima, flexionada, em direção ao peito e ao retornar, a perna vai em diagonal em direção à parte de trás da perna de baixo.

Quanto ao número de repetições, costumo praticar 12x de cada exercício, em cada lado e depois repetir a série toda mais uma vez. Não é necessário incluir todos os exercícios de vez na série. Podem ser escolhidos cerca de quatro ou cinco deles por vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário