segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meus pratos preferidos em Salvador e redondezas

Sou magrinha, mas adoro comer, então, conhecer novos pratos é uma deliciosa diversão para mim. Descrevo aqui alguns que adoro!

Na minha opinião, o melhor restaurante japonês de Salvador é o Shiro. Tudo que se pede ali é maravilhoso, até o enrolado de salmão skin, que é básico. Na varanda do Shiro (Graça), meu temaki tradicional preferido é o Maria Rita: dyo, shimeji, molho tarê, massaro e arroz. O temaki do chef é um show à parte, mas ao contrário dos tradicionais, vem no prato e se come com garfo e faca.  Entretanto, o melhor prato que comi lá até agora foi o Doc Maki, que é um enrolado de polvo com ceviche. É de chorar!

Um outro restaurante muito bom daqui de Salvador é o Ercolano. Um prato especialíssimo de lá é a codorna recheada com arroz selvagem. Vale a pena!

Mudando para o assunto pizza, fico dividida entre as pizzas: Sinfonia de cogumentos (shitake, shimeji, champignon da Pizzaria Napoletana, na Mouraria, e a pizza Gramute (presunto, champignon, alho torrado e gorgonzola)) da Companhia da Pizza no Rio Vermelho. Na dúvida, vou nas duas :)

Mas o prato campeão dos campeões, que permanece na minha lista há algum tempo é o Polvo à Espanhola, do The Bagel Bistrot na Praia do Forte. Já comi este prato umas quatro vezes e toda vez saio de lá em êxtase. Da última vez que fui lá, substituíram as batatas pelo arroz negro e ficou ainda melhor. É o próprio dono do restaurante quem faz os pratos, sempre no capricho!

Polvo à espanhola, The Bagel Bistrot, Praia do Forte

Como sou baiana, vocês podem estar se perguntando: e cadê a moqueca? Não sou muito fã, por achar que é um prato pesado, mas se tiver que escolher, opto pela moqueca de siri mole do Ki-Mukeka.

Há alguns anos, comi uma lasgosta inesquecível também no Oui, Marina do Contorno. Se não estou enganada, era passada na manteiga com ervas acompanhada com um arroz branco simples: não precisava de mais nada. Lembro-me também que na entrada vinham croissants sem recheios, que foram os melhores que já comi na capital baiana.

Depois faço um post sobre as minhas sobremesas favoritas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário