sexta-feira, 23 de julho de 2010

Esperando Baden Powell

Cheguei agora há pouco do TCA, retornei do show Afrosambajazz de Baden Powell.
Vejam a chamada do show que estava publicada no site do TCA:

"Os afrosambas compostos por Baden Powell entre meados dos anos 60 e início dos 80 formam um dos mais belos conjuntos de canções da MPB. Agora, quatro décadas depois, os arranjadores e produtores Mário Adnet e Phillippe Baden Powel retornam a série de composições do extraordinário músico... "

Convenci vários amigos a irem a este show, por se tratar de um músico de renome, ser no TCA (adoro esse teatro!) e o preço ser bastante razoável para o local (R$ 15,00 a meia-entrada).
Enfim, fomos todos, conseguimos ótimos lugares, tudo lindo!
No início do show, Phillippe (filho do Baden) disse que Mário (violonista e vocalista da banda) havia sido indicado pelo próprio Baden. Aí, a banda começou a tocar.
Após várias músicas, fiquei me perguntando "Cadê o Baden que ainda não apareceu?". Aí, pensei "Essa banda está enrolando até o Baden chegar".
Em um determinado momento, a minha ficha caiu! Phillipe estava lá, Baden era companheiro de composição de Vinícius de Moraes (que morreu há tempos!), havia várias composições inéditas, Baden não havia aparecido.... "Será que Baden morreu???? Ai Meu Deus!". Inconformada, perguntei a minha mãe: "Cadê o Baden? Ele está demorando". Minha mãe respondeu que era aquele cara de camisa rosa, ou seja, o violonista. Aí eu disse "Não, mãe, esse é o Mário". Virei-me para o outro lado e perguntei a Julinho: "Cadê o Baden, ele morreu?". Não entendi muito bem o que ele respondeu, mas concluí que o filho estava lá, mas Baden já estava fora deste planeta há algum tempo! Fiquei arrasada! "Puxa, não vou mais conhecer o famoso músico Baden Powell, snif!",

É, gente, este foi o micão da noite!
Ao terminar o show, conversei com o pessoal para saber se eles sabiam que Baden havia morrido e nem todos sabiam. Ufa!

As lições aprendidas de hoje foram:
1. Baden Powell morreu há tempos, mais precisamente em 2000!!!
2. Aprendi que dentro de uma mesma banda pode ter um saxofone barítono e um saxofone contrabaixo. Sim, fui pesquisar no wikipedia e descobri que há sete tamanhos diferentes de saxofone, que variam de sopraninho a sub-contrabaixo.
3. Existe um instrumento chamado "trompa"!!! Eu conhecia trompete, clarinete, violoncelo, mas "trompa" é novidade. Vejam http://pt.wikipedia.org/wiki/Trompa.
4. Existe um violão de 7 cordas.

Enfim, a noite valeu pelo show e pela companhia dos meus queridos amigos.

4 comentários:

  1. Pois é Paty...o anúncio não tá claro. Você não errou a interpretação e nem tinha obrigação de saber. Já tive essa curiosidade de conhecer o trabalho dele e comprei um CD de coletânea. Não fiquei fã....mas reconheço que foi um excelente músico.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje Patty espera Baden Powell... hahaah

    Foi muito engraçada a sua cara de surpresa... :)

    As músicas são interessantes, mas acaba ficando um pouco monótono pelo menos pra quem não entende absolutamente nada de música... :)

    ResponderExcluir
  3. pattym, depois vou te gravar um DVD chamada saravah, no qual ele aparece bem jovem, ao lado de Pixinguinha ... E discordo completamente dos comentahrios do Nyldaum ... a chamada estava bem clara e em nenhum momento ela diz que Baden estarah presente ... Tudo chega na vida para nos cutucar mesmo ...Naum temos a obrigacao de saber tudo, mas sim de buscar mais, como vc mesma fez depois. Qnd eh seu niver ?

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Pablito! Meu níver é no dia 16/08.

    ResponderExcluir