quarta-feira, 28 de julho de 2010

Baianidade x Inconveniência

Sou baiana, nascida em Salvador. Adoro essa terra, tanto que morei em BH por mais de três anos, mas não aguentei de saudades e retornei.

O povo baiano tem muitas qualidades, como hospitalidade, simpatia, alegria, cordialidade. Entretanto, a super dosagem desses adjetivos, muitas vezes, resulta em inconveniência.

Na tentativa de agradar, muitas vezes, se perde o limite em relação ao espaço do outro. Assim, a exacerbada tentativa de participar da vida do próximo, seja com boa intenção ou não, deve ser ponderada para se chegar a um equilíbrio que seja saudável para ambas as partes. Assim, chamo de baianidade à informalidade baiana utilizada em excesso.

Uma das coisas que aprendi na minha vida, é deixar as pessoas falarem aquilo que desejam, aquilo que as deixam à vontade. Se elas não falarem, é simplesmente porque não desejam. Apenas com pessoas com quem se tem intimidade, é que esse limite deve ser passado, mas apenas em alguns casos e em alguns momentos especiais. E é importante compreender o conceito de ser íntimo de alguém para não confundir relações sociais superficiais com uma proximidade existente apenas na cabeça de uma das partes.

Então, cabe a nós baianos utilizarmos de forma positiva todos os adjetivos que nos caracterizam. Isto pode ser feito com uma breve reflexão sobre o limite entre o nosso espaço e o espaço do próximo, sempre utilizando o bom senso.

2 comentários:

  1. Oi PattyM,

    Ache muito interessante esse tema!
    Creio que quando temos uma oportunidade de ficar um tempo fora da Bahia, percebemos isso com mais facilidade. Moro fora desde 2000 convivendo com pessoas de diferentes culturas e me fez pensar muito desse tema. Muitas vezes me vi numa situaçao dessa, e somente percebia que a minha baianidade aflorava quando Ja era tarde. Hoje, depois de alguns anos vivendo fora, tenho um controle melhor. Sempre o bom senso será a melhor atitude.

    Abraços,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Ricardo,

    Só agora vi o seu comentário no meu blog. Vc citou um ponto importante: ao sairmos da Bahia, conseguimos perceber isso de forma mais clara. Foi exatamente o que aconteceu comigo.

    Fico feliz que meu blog esteja sendo lido por outras partes do Brasil e espero que vc continue gostando dos temas abordados.

    Tentei enviar um mail para você através do perfil, mas não consegui porque está desativado.

    Um abraço!
    Patrícia

    ResponderExcluir