quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Discernimento

Discernimento é a palavra. Como é bom lidar com pessoas que sabem o que estão fazendo, se comunicam bem, são claras, atentas e inteligentes. Por outro lado, precisar se relacionar com pessoas sem discernimento pode causar prejuízos inimagináveis. Definitivamente, não tenho vocação para isso.

Tenho refletido sobre o fato que quanto mais relações precisamos ter com as pessoas, maior o risco de ter transtornos. A natureza do ser humano é inerentemente complexa. Adicione a isso a necessidade de viver em grupos. Uma única pessoa pode pertencer a vários deles e estar inserido em um grupo requer o esforço para lidar com diferenças. Resumindo-se, quando maior a quantidade de grupos, mais aumenta o potencial de estresse.

Sei que não estou otimista quanto a essas questões hoje e que vários grupos realmente valem a pena, entretanto isto não é sempre verdade. Começo a entender porque as pessoas vão ficando mais seletivas à medida que o tempo passa: elas simplesmente não têm mais vontade de tolerar algumas coisas. É preciso ter discernimento na escolha das relações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário