sábado, 29 de setembro de 2012

Já chega de setembro...

Setembro já pode ir embora e não vai deixar saudades. As boas expectativas não se concretizaram e notícias e fatos chatos aconteceram. 

Como nada melhor do que um dia após o outro, espero que os próximos tragam notícias alegres, tranquilidade, saúde e soluções.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Meus pratos preferidos em Salvador e redondezas

Sou magrinha, mas adoro comer, então, conhecer novos pratos é uma deliciosa diversão para mim. Descrevo aqui alguns que adoro!

Na minha opinião, o melhor restaurante japonês de Salvador é o Shiro. Tudo que se pede ali é maravilhoso, até o enrolado de salmão skin, que é básico. Na varanda do Shiro (Graça), meu temaki tradicional preferido é o Maria Rita: dyo, shimeji, molho tarê, massaro e arroz. O temaki do chef é um show à parte, mas ao contrário dos tradicionais, vem no prato e se come com garfo e faca.  Entretanto, o melhor prato que comi lá até agora foi o Doc Maki, que é um enrolado de polvo com ceviche. É de chorar!

Um outro restaurante muito bom daqui de Salvador é o Ercolano. Um prato especialíssimo de lá é a codorna recheada com arroz selvagem. Vale a pena!

Mudando para o assunto pizza, fico dividida entre as pizzas: Sinfonia de cogumentos (shitake, shimeji, champignon da Pizzaria Napoletana, na Mouraria, e a pizza Gramute (presunto, champignon, alho torrado e gorgonzola)) da Companhia da Pizza no Rio Vermelho. Na dúvida, vou nas duas :)

Mas o prato campeão dos campeões, que permanece na minha lista há algum tempo é o Polvo à Espanhola, do The Bagel Bistrot na Praia do Forte. Já comi este prato umas quatro vezes e toda vez saio de lá em êxtase. Da última vez que fui lá, substituíram as batatas pelo arroz negro e ficou ainda melhor. É o próprio dono do restaurante quem faz os pratos, sempre no capricho!

Polvo à espanhola, The Bagel Bistrot, Praia do Forte

Como sou baiana, vocês podem estar se perguntando: e cadê a moqueca? Não sou muito fã, por achar que é um prato pesado, mas se tiver que escolher, opto pela moqueca de siri mole do Ki-Mukeka.

Há alguns anos, comi uma lasgosta inesquecível também no Oui, Marina do Contorno. Se não estou enganada, era passada na manteiga com ervas acompanhada com um arroz branco simples: não precisava de mais nada. Lembro-me também que na entrada vinham croissants sem recheios, que foram os melhores que já comi na capital baiana.

Depois faço um post sobre as minhas sobremesas favoritas!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ópera Carmen

A maioria das pessoas nunca teve oportunidade, ou talvez vontade, de assistir uma ópera. Neste último sábado, fui conferir no TCA a ópera Carmen, do compositor francês Bizet. Pelo nome, eu achei que seria em espanhol, mas descobri lá que seria em francês. Calma! Tem legenda, caso contrário seria inviável para os pobres mortais.


Primeiro ato da ópera Carmen.

Novata em óperas, fiquei surpresa ao ver que a orquestra ficou em um espaço no nível inferior do palco. Vejam na foto acima o "buraco" iluminado na frente do palco. Atentem também para a legenda.

Quando as cortinas se abriram, outra surpresa: muitos atores no palco, como eu não havia visto em nenhuma peça. Os figurinos e cenários estavam impecáveis, um trabalho extremamente bem feito. Sabem de onde é a produção? Baiana!!! Fiquei muito orgulhosa de ver que um espetáculo desta qualidade foi feito aqui. A ALBA (Associação Lírica da Bahia), junto a a OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) deram show!

Encerramento da Ópera Carmen.

Além da belíssima produção, a história foi interessante. Carmen era uma cigana muito sedutora que aprontou bastante em Sevilha, Espanha.

No total foram quatro atos, tendo começado às 20:00 e terminado às 23:30. Pela falta de conhecimento da minha parte, não sabia que podíamos sair da sala entre os atos, tem um pequeno intervalo de dez minutos, entretanto a fome bateu e eu já estava esperta entre o segundo e terceiro atos. Com isso, assim que as cortinas se fecharam, fui rapidinho ao café do TCA.

O TCA estava lotado. Espero que tenham mais iniciativas como essa por aqui.


quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Livros

Desde adolescente, tomei gosto pela leitura. Livros sempre fizeram meus olhos brilharem. Eu aproveitava bem a biblioteca do colégio, que não tinha apenas livros didáticos, e a locadora de livros ao lado do trabalho do meu pai.

Hoje, ao ir no shopping, as livrarias são paradas obrigatórias e confesso que já cheguei até a ler dois livros inteiros por lá mesmo. Gosto de temas variados e as minhas últimas leituras têm sido sobre psicologia, comportamento, indo até fotografia, idiomas e imóveis. Listo abaixo, os livros que li durante este ano (e dos quais eu me lembro):

  • Feliz por nada, Martha Medeiros;
  • A menina que roubava livros, Markus Zusak;
  • A cura de Schopenhauer, Irvin Yalom;
  • Mentiras no Divã, Irvin Yalom;
  • Imóveis, Luiz Calado;
  • É Tudo Tão Simples, Danuza Leão;
  • Guia Completo de Fotografia, National Geographic; (ainda em leitura)

As próximas leituras devem incluir:
  • A Sombra do Vento;
  • O Sétimo Selo;
  • O visconde partido ao meio; 
  • Nós, os humanos; (conclusão da leitura)

Outros posts sobre minhas leituras: