terça-feira, 25 de outubro de 2011

Série do biquíni (glúteos)

A pedido de uma amiga, segue aqui a descrição de exercícios da chamada "série do biquíni" cuja finalidade é exercitar os glúteos. As caneleiras a serem utilizadas devem ser adequadas ao condicionamento de cada pessoa, de forma a não forçar a coluna. Para quem nunca praticou, recomenda-se iniciar sem caneleiras e ir evoluindo com o tempo. Vale ressaltar que não sou professora, apenas pratico os exercícios descritos e os nomes são apelidos que utilizamos nas aulas para os exercícios. 

Não encontrei figuras exatas da forma como pratico e a principal observação que faço é que a cervical deve estar alinhada à coluna e, para isso, ao invés de sustentar a cabeça com o o braço, deve ser apoiada em algo que mantenha a altura correta do pescoço.

1. Elevação lateral da perna, mantida reta



2. Cachorrinho: abre e fecha a perna.



3. Cachorro "maldito": abre e fecha a perna, conforme exercício acima, e quando estiver lá em cima, estica. Antes de descer, a perna deve ser novamente flexionada conforma a figura. Logo, consiste em um exercício de dois passos. O nome descreve o sacrifício!

4. Círculos horário e anti-horário: manter a posição da figura do exercício 1, com a perna sempre elevada e girar a perna em sentido horário e/ou anti-horário.



6. Perna em direção ao umbigo: semelhante ao exercício A da figura acima, de forma que a perna começa alinhada ao corpo e é levada a 90 graus em direção ao umbigo, sendo mantida na altura da figura A.

7. Ponta calcanhar: deitada lateralmente, pernas retas uma sobre a outra. A perna de cima vai "desenhar" um semi-círculo sobre a perna de baixo colocando-se a ponta do dedo na frente da perna e o calcanhar, atrás.

8. Diagonal: deitada lateralmente, pernas retas uma sobre a outra. Movimenta o joelho da perna de cima, flexionada, em direção ao peito e ao retornar, a perna vai em diagonal em direção à parte de trás da perna de baixo.

Quanto ao número de repetições, costumo praticar 12x de cada exercício, em cada lado e depois repetir a série toda mais uma vez. Não é necessário incluir todos os exercícios de vez na série. Podem ser escolhidos cerca de quatro ou cinco deles por vez.

domingo, 23 de outubro de 2011

3a Corrida Noturna do Litoral Norte

Debaixo de bastante chuva, ontem participei da 3a Corrida Noturna do Litoral Norte, na Costa do Sauípe. Apesar da bela tarde de sol que antecedeu a prova, São Pedro jogou duro. Esta foi a minha primeira experiência de corrida com chuva, mas confesso que foi agradável porque senti menos cansaço.

Logo após a linha de chegada
No ano passado, também participei desta mesma prova e vi que consegui evoluir razoavelmente em relação à anterior. O esforço físico foi bem menor e o resultado, melhor: 00:02:37 mais rápido que o anterior, com pico de batimentos em 188 bpm, comparando-se a 195 no ano passdo.

Prova Distância  Pace (min/km)  Tempo total  Velocidade
3a Corrida Noturna (out/2011) 6,5 km 00:06:00 00:38:59
 10,00 km/h
Circuito Adidas Inverno(jul/2011) 5 km 00:05:51 00:29:14
 10,26 km/h
Circuito Adidas Outono (abr/2011)5 km00:06:2000:31:41
 9,47 km/h
Salvador Life5 km00:06:0200:30:109,95 km/h
Circuito Adidas (dez/2010)5 km00:06:0100:30:069,97 km/h
2a Corrida Noturna6,5 km00:06:2400:41:369,38 km/h
Braskem Eco Run5 km00:06:4600:33:558,84 km/h


Não sei se devido ao recente surto de meningite na Costa do Sauípe e à chuva da semana, mas a prova tinha bem menos participantes. Outro ponto importante, que comentarei especificamente no próximo post, é o serviço lá em Sauípe: caiu muito. O valor pago pelo pacote não valeu a pena, ao contrário do ano passado.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sapatos!!!!

Qual mulher não é louca por sapatos? Desconheço este ser! Seguindo a regra, me acabei na promoção da Arezzo hoje. Nunca exagerei tanto, mas fiz boas compras e nem estou me sentindo culpada :). Vou ficar sem comprar sapatos por um bom tempo, estou feliz!!!!

Sou adepta à moderação, mas oportunidades devem ser aproveitadas. Vivo me contendo, mas hoje chutei o balde mesmo!!! A vendedora virou minha melhor amiga... falsidade!! 

sábado, 15 de outubro de 2011

Pensamentos contidos

Pensamentos contidos no meu mundinho... Sinto-me bem e tranquila, em paz.
Estou aplicando a máxima que cada um de nós deve cuidar de si mesmos. Aguardo, em equilíbrio, as novidades da vida e o tempo tem ajudado passando rapidamente.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Sonho x realidade

Sinto saudades dos meus tempos de adolescente sonhadora e romântica. Naquela época, tudo era muito emocionante, mas a emoção deu lugar à realidade e, hoje, não consigo tirar os pés do chão, pois a razão e os fatos semprem prevalecem em relação aos desejos e expectativas. Será isto consequência da fase adulta ou das experiências vividas?

Acredito que sonhar também possa ser uma opção, feita por muitas pessoas, inclusive, mas cuja principal consequência possa ser a decepção ao compreender que o mundo não é cor de rosa e que não existe uma felicidade plena. Temos que buscar diariamente a nossa, dentro de si mesmos.

Assim, apesar das saudades, prefiro viver no mundo real, usufruindo da "dor e delícia de ser o que é".

sábado, 8 de outubro de 2011

Maturidade emocional

Maturidade até rima com idade, mas, na prática, vemos que a primeira não é consequência natural da segunda. Então, fui pesquisar um pouco a definição de maturidade e encontrei uma ótima resposta.

"Maturidade emocional é a habilidade que a pessoa tem de se relacionar com outras da melhor forma possível para si mesma. É evitar que problemas pessoais interfiram no desempenho profissional. É a capacidade de ver a vida por um ângulo mais positivo. É ser simpático com os outros mesmo diante de contrariedades. É a aceitação de si mesmo. É ter respeito para consigo e com os outros. É ser paciente, objetivo e ter capacidade de lidar com adversidades sem se deixar abater totalmente. Sem se indignar ou sofrer sem motivos suficientes e reais. É conhecer os próprios limites e respeitar os dos demais. É saber fazer escolhas e arcar com as conseqüências delas. A pessoa emocionalmente madura tem bom domínio sobre as próprias emoções e é capaz de rir de si mesma, por conta de seu bom senso de humor. A maturidade emocional também é aceitar a responsabilidade pelas conseqüências de seus atos, tomar decisões baseadas em critérios e valores pessoais, ter independência financeira, ser menos egoísta e ter mais consideração pelos outros."  Olga Tessari


Fonte: http://www.olgatessari.com/id356.htm

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Frase

"Insistir naquilo que não existe é como calçar um sapato que não te cabe mais. Machuca, causa bolhas, chega a carne viva e sangra, então é melhor ficar descalço, deixar livre o coração enquanto vive, deixar livre os pés enquanto cresce, porque quando a gente cresce o número muda. "

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sebo

Hoje, conheci um Sebo na Rua Minas Gerais, Pituba (Salvador, BA). Como adoro livros, ficaria horas ali dentro descobrindo novos títulos, mas só pude ficar alguns minutos desta vez. Há livros de todos os tipos, novos e antigos e com paciência, acredito ser possível encontrar muitas coisas interessantes por ali. Pretendo retornar lá em breve. Minha aquisição de hoje, por R$ 15,00, foi "Banquete com os deuses, Cinema, literatura, música e outras artes" de Luís Fernando Veríssimo, um dos meus autores favoritos, especialmente por sua escrita fluida e leve. 

Para me atualizar com os filmes, estou com os seguintes títulos:
  • Quincas Berro D´Água
  • A Tempestade
  • Harry Potter, Relíquias da Morte - Parte 1
Fica a dica do Sebo para leitores ávidos como eu! :)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deixando a vida me levar III*

"Vou deixar a vida me levar
Pra onde ela quiser
Estou no meu lugar
Você já sabe onde é...
"

Skank


Ilusão achar que conseguimos controlar os destinos da vida e as pessoas... O que tem que ser, é. A vida surpreende sempre!!!!! :)


*Posts antigos:

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Quebra da rotina

O trabalho está tão inserido nas nossas rotinas que eu fico perdidinha quando tenho um turno livre. Sempre acostumada a correr para cima e para baixo, acho super esquisito ficar de bobeira em casa, por exemplo. 

Acredito que os valores da nossa sociedade, especialmente aqueles relacionados ao capitalismo, estão tão entranhados em nós que chegamos a nos sentir mal quando não estamos produzindo algo. Assim, momentos de ócio compulsório não são bem recebidos e vejo o trabalho como algo positivo, que nos motiva e nos desafia diariamente. 

 

sábado, 1 de outubro de 2011

Corrida na orla

Há tempos eu não corria na orla (na última vez que fui lá, andei de bicicleta) e hoje fui matar a vontade. É uma delícia! Nem falo para todo mundo correr, mas só caminhar, sentir a brisa, ver o mar... Isso deixa qualquer dia melhor. Ainda teve uma chuvinha refrescante no meio do percurso. Só foi boa porque eu já estava aquecida, claro. 

Cheguei em casa, tomei aquele banho e estou aqui completamente relaxada. Vale ressaltar que é bom estar com o sono em dia, caso contrário falta ânimo para levantar cedo e se exercitar. Não quis andar de bicicleta hoje porque já estava tarde. Para fazer ambos, é necessário chegar lá mais cedo, pelo menos às 07:00, isto enquanto o solzão de verão não chega escaldante porque aí o ideal é chegar às 06:30. 

Muita gente que lê esses horários pode achar que eu sou louca ao acordar tão cedo para correr, mas não faço isso sempre, apenas quando estou disposta, ou seja, dormi suficientemente na noite anterior. Outro ponto é o custo-benefício: realmente, depois que se começa, a gente percebe que vale a pena. Para saber, só experimentando!