terça-feira, 28 de junho de 2011

68o e 69o treinos - Relato sobre o retorno às corridas

Como minha experiência pode ajudar a outras pessoas, vou contar a história desde o início. 

Comecei a correr em agosto de 2010 e o objetivo principal foi motivação pessoal e não boa forma, porque eu já sou magra. Eu estava precisando de novas metas e atividades porque algumas coisas não estavam legais e eu precisava me sentir novamente em equilíbrio. Nas leituras de livros do meu guru, Flávio Gikovate (tem vários posts aqui no blog sobre artigos dele), concluí que a atividade física não competitiva era uma fonte de prazer e que melhoraria a auto estima, trazendo motivação. Era exatamente isto que eu estava precisando! Então, encontrei na corrida uma boa solução! 

Decidi que iria começar e procurei me informar melhor a respeito para não prejudicar a minha saúde. Isto incluiu conversas com meus fisioterapeutas do pilates, leitura, marcação de consulta com médico desportista e realização do exame ergoespirometria. A primeira constatação é que a musculatura precisaria estar fortalecida para eu começar a correr, sob pena de causar problemas às minhas articulações. Este ponto estava resolvido porque o pilates atende a esta necessidade e pratico há bastante tempo, entretanto uma alternativa é musculação. Eu optei por não entrar em um clube de corrida para ter mais liberdade quanto aos horários e também não estava afim de gastar grana com isso. Talvez no futuro eu entre, mas hoje não me faz falta e não é prioridade.


Finalmente comecei a correr e encarei esta nova atividade de forma disciplinada (como tudo que me disponho a fazer), de duas a três vezes por semana. Pouco a pouco, fui melhorando o desempenho e tendo resultados motivantes! Esta é a melhor parte e nos impulsiona a continuar. A participação em corridas de rua, como a Braskem Eco Run, Adidas e Salvador Life, nos dá motivação para superação, pois a tendência é querer melhorar a cada prova. Além disso, é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas e até mesmo se reaproximar de amigos que também estão correndo.


Fiquei neste ritmo de agosto/2010 a abril/2011, abrindo pequenas concessões para aproveitar o verão de Salvador, afinal o objetivo é ser feliz! :) Entretanto, por motivos bastante relevantes, precisei ocupar as minhas noites, exatamente horário que treino, por dois meses. Aceitei isso comigo mesma porque foi temporário e determinei que voltaria às corridas assim que esta fase passasse. Fiquei com MUITAS saudades dos meus treinos e em pouquíssimos domingos, consegui correr. 

Aproveitei o São João para retornar aos meus treinos e no dia 22/06 voltei a correr e desde lá, treinei três vezes, incluindo hoje (69o treino). A grande lição é que o simples fato de precisar interromper as atividades físicas por um período não implica na parada definitiva. Sempre é possível recomeçar! E vale muito à pena.

Obviamente, perdi bastante condicionamento e vai demorar um pouco para que eu consiga ter um desempenho semelhante ao que eu estava tendo, mas faz parte! Nos dois primeiros dias de retorno, procurei respeitar os meus limites e peguei leve, corri mais devagar, sem forçar. Hoje, terceiro dia, já me permiti apertar um pouco mais o ritmo e consegui um pace razoável, de 06:25 por km, que era o meu "feijão com arroz". Minha meta é um pace abaixo de 06:00 por km nas provas de rua, o que significa completar a prova de 5 km em menos de 30 minutos.

Apesar de não estar na minha na melhor forma, fiz questão de me inscrever na Etapa Inverno do Circuito das Estações Adidas, que será realizado no dia 10/07! É sempre bom poder recomeçar!

sábado, 25 de junho de 2011

Toffee se foi...

Toffee já estava conosco há mais de 12 anos e nem eu sabia que um periquito australiano pudesse viver tanto.

Nesta última quinta-feira, sonhei que ele morria e hoje ele se foi. Acordei cedo para ir correr e logo ouvi os gritos dos outros periquitos. Eu já fui tensa porque Toffee estava debilitado há alguns dias. Chegando lá, vi meu bichinho jogado no chão da gaiola com a asinha presa e sem forças para sair. Peguei ele com todo carinho e coloquei na minha mão, acordei minha mãe chorando e nos  despedimos de Toffee, agradecendo por todas as alegrias que ele nos deu.
Depois de alguns minutos, ele se foi...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Voltei a correr! - 67o treino

Conforme promessa feita a mim mesma, retormei hoje às minhas corridas. Nos últimos dois meses, apesar de toda a vontade e disciplina, eu estava impossibilitada de manter treinos regulares e ainda tive férias no meio do caminho, então o jeito foi me conformar e esperar o momento para retornar.

Logo que acordei, estava tudo nublado e até chuviscando, mas arrisquei mesmo assim para não adiar ainda mais. Foi uma boa aposta, porque estava um clima bastante ameno, com aquela brisa de inverno e chegou a abrir um solzinho por lá.

Coqueiral do Jardim de Alah às oito da manhã.

Retomei com calma, sem me exceder e fiz 4,68 km em 00:31:34. Até achei que não conseguiria concluir o trecho, mas o corpo respondeu bem, apesar dos batimentos altos desproporcionais ao esforço realizado (pico de 193 bpm e média de 181 bpm).

Voltei a seguir a planilha da revista Sport Life, cujo objetivo é melhorar o tempo para 5 km e o treino de hoje foi:
10 min treino leve + 10 min treino normal + 10 min treino leve

Vou avaliar o meu desempenho até o final do mês e decidir se vou participar do Circuito das Estações Adidas, etapa inverno.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

São João em Salvador

São João nunca me empolgou muito, exceção feita aos tempos de faculdade. Naqueles tempos, a grana só dava para alugar uma casa com um monte de gente dentro, apenas um banheiro, um verdadeiro inferno! Entretanto, a gente curtia mesmo assim :)

O tempo foi passando e a necessidade de conforto, aumentando. Hoje, penso duas vezes antes de sair de casa. Se não posso gastar para ter conforto suficiente, prefiro nem viajar. Albergue? Camping? Dividir casa com um monte de gente? Nem pensar... 

Neste São João, optei por ficar aqui em Salvador mesmo e estou satisfeita com a minha escolha. Quando imaginei a possibilidade de arrumar mala, pegar estrada, ir para uma cidade do interior cheia de gente e sem infraestrutura e ainda ter que gastar dinheiro para isso, me desanimei completamente. Aproveitarei Salvador vazia :)  Estou precisando descansar e esta será uma excelente oportunidade. Meus planos são de voltar às minhas corridas, ler bastante, pegar uma praia se der, dormir, assistir uns filmes e o que mais aparecer de interessante, estou aberta a oportunidades.

Feliz São João a todos!!!

domingo, 19 de junho de 2011

Meia-Noite em Paris

Eu estava curiosa para assistir o novo filme de Woody Allen: Meia-Noite em Paris, especialmente por causa do local e tema das filmagens. Vi que já estava saindo de cartaz, porque não havia mais salas no Cinemark do Salvador Shopping e fui, pela primeira vez, ao UCI Orient do Shopping Paralela. Gostei da sala especialmente porque é possível marcar os lugares na hora da compra dos ingressos e o preço também é melhor.

Para mim, o melhor do filme foram as cenas iniciais que mostraram vários locais de Paris, muitos dos quais eu fui há pouquíssimo tempo e assim fiquei bastante saudosa. Confesso que não havia lido a sinopse do filme antes de ir e não tinha idéia do roteiro: uma grande viagem!!!!! E desta vez, uma viagem no tempo!!! Woody Allen se superou nas loucuras dele :). Não vou contar como, mas o protagonista viaja para os anos 20 e Belle Époque e o filme se passa no presente e no futuro.

Eu curti o filme, achei uma proposta inusitada e criativa, mas achei que teria uma história mais atrativa. Carla Bruni se mostrou uma péssima atriz, coitadinha. O papel dela se resumiu a três cenas como guia no museu Rodin.

Foi bom vencer a preguiça enorme do domingo e sair de casa para dar uma voltinha, porque esse clima de chuva está me deixando surpreendentemente preguiçosa.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Amigos e felicidade

Durante esta semana, eu estava pensando como é prazeroso e nos deixa felizes ter amigos. De certa forma, é uma conclusão óbvia, mas este tema é até motivo de estudos, como diz este link, por exemplo.

Esta semana não tem sido das mais fáceis, entretanto o simples fato de contactar pessoas queridas, mesmo aquelas que não são tão próximas, já me proporcionou momentos de felicidade, seja por e-mail, GTalk, telefone ou pessoalmente e esta semana foi bastante rica nisto. Eu adoro conviver com pessoas de diferentes grupos e contextos, acho bastante enriquecedor, e no que depende de mim, tento preservar os laços ao longo do tempo. Um exemplo prático foi a época que passei morando em BH, pois fiz questão de continuar em contato frequente com os meus amigos de Salvador e julgo que isso foi fundamental para a manutenção dos vínculos.

Uma das finalidades deste blog é estar mais próxima às pessoas e fico super contente quando alguém me diz que leu e, de certa forma, está participando do meu dia a dia. Isto inclui meus amigos distantes geograficamente e também os próximos, porque com a correria da vida, podemos nos distanciar. As redes sociais também exercem este papel e acabam aproximando as pessoas. A perda de privacidade pode ser uma desvantagem, mas acho que dá para usar isso com equilíbrio. Não sei se acerto a medida, mas até o momento, o saldo tem sido bastante positivo.

Algo que me deixa muito feliz é poder estar com todas essas pessoas queridas, trocar idéias e experiências, falar bobagem e dar muita risada.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Boas lembranças...

Vim ouvindo no carro uma música que me traz deliciosas lembranças da minha adolescência: More Than Words. Naquela época, conseguíamos as letras das músicas pelo encarte do LP, já que não havia internet e copiávamos as letras uns dos outros. Desde então, conheço de cor esta música. 

Eu era uma menina bem magricelinha e dentuça, com cabelos bem diferentes dos atuais, pois naquela época em não gostava nem de pentear cabelo. Confesso, tinha uma paixão platônica por meu coleguinha de escola e esta música alimentava todos os meus sonhos românticos desta época. Bem, as coisas mudaram bastante, pois já não sou dentuça, me tornei uma mulher bastante vaidosa e meus sonhos românticos mudaram muito ao longo destes anos e tornaram-se mais realistas. Entretanto, continuo adorando ouvir esta música, que me faz sentir a alegria desses tempos.

Neste gancho, vieram outras doces lembranças também: show do Ira em BH (2004), música Não precisa mudar (2008) da Banda Eva e Hoje Eu Quero Sair Só de Lenine.

Boas lembranças... :)

sábado, 11 de junho de 2011

Dia dos Namorados

Há uma pressão muito forte do comércio, mídia e das próprias pessoas em torno desta data. Todas as vitrines mostram corações enormes que incitam ao consumo de presentes para a pessoa amada. Sim, mas nem todos têm um ser amado e isso não é tão ruim.

Obviamente que há momentos em que o que mais se deseja é ter alguém para compartilhar momentos especiais e até mesmo dividir as desventuras da vida, mas não é fácil encontrar "a pessoa". Enquanto isso não acontece, o ideal é aproveitar a possibilidade de não dever satisfações a ninguém e simplesmente fazer o que se tem vontade, afinal chegar a acordos e conciliar vontades, mesmo quando se ama, não é trivial. Dou aqui alguns exemplos de possíveis desacordos entre casais:

1. Hora de acordar: isso é chato quando não coincide.
2. Usar ou não ventilador/ar condicionado para dormir.
3. Viajar ou não: viajar é muito bom, mas às vezes não é conveniente e você precisa convencer à outra parte.
4. Poupar ou gastar: acordo difícil de se chegar quando o casal pensa de forma diferente neste aspecto e tem objetivos de vida diferentes.
5. Fazer exercícios ou comer: geralmente a parte que quer comer visa boicotar os exercícios físicos do outro para ficar tudo igual. 
6. Encontrar os amigos da pessoa amada (justo aqueles que você não curte).

Vamos aproveitar o que temos de bom hoje e estar sozinho também tem as suas vantagens.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

De bobeira

Eu nem curto ficar em casa dormindo e de bobeira e chego a ficar 
agoniada quando fico sem opções de lazer e ociosa. Digamos que sou uma pessoa acelerada, que sempre precisa de novidades e estou sempre em busca de novas atividades. Entretanto, nos últimos tempos, tudo que estou desejando é dormir, ficar deitadinha descansando, lendo um livro ou assistindo um filme. Hoje é sexta-feira e em tempos normais eu estaria providenciando programação para o final de semana, mas hoje eu só estou pensando em chegar em casa e dormir. Esta vontade é rara e não dura muito!!!

Apenas uma situação me faria sair de casa hoje, feliz e satisfeita, mas como é muito específica e improvável, irei dormir cedinho. Continuo em contagem regressiva para voltar à minha rotina normal.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O tal "dinheiro"

Vejo o tal "dinheiro" como uma forma de atingir objetivos materiais e sentir segurança quanto ao básico pelo menos: moradia, saúde, alimentação e lazer e, principalmente, liberdade. Liberdade de não ter que se submeter a uma situação indesejada porque depende de alguém. Sei que alguém vai dizer que sempre dependemos de alguém, mas afirmo que o quanto puder se evitar isso, melhor. Pode ser que quando você precise, ninguém possa ou mesmo queira auxiliar. Por exemplo, há casais que não se separam porque a renda total não é suficiente para manter duas casas (quando está tudo bem, ninguém pensa nisso). Olhem aí, que furada! Outro caso é ter que depender de alguém para morar ou mesmo se alimentar, o que, na maioiria dos casos, vai permitir ao cedente uma forma de dominação.

Nesse contexto, durante as nossas vidas, muitas vezes nos sacrificamos para que o tal "dinheiro" não falte e não tenhamos que nos submeter a situações desagradáveis. Entretanto, apesar de tudo isso, tem grana que realmente não vale a pena. Tem umas tão suadas e choradas, que quando chega, você pensa: "Putz, merecia muito mais". E nestes casos, vale muito mais a sua paz, o seu lazer e o seu descanso. Vejam que isso não exclui a necessidade de ter sua própria autonomia financeira, mas "o pouquinho a mais" pode custar tanto, mas tanto em termos de esforço que o resultado nem vai te deixar feliz. Nestes casos, não hesite em chutar o balde, a não ser que seja realmente importante para a sua sobrevivência.

domingo, 5 de junho de 2011

Dias agitados

Desde um pouco antes das férias, meus dias ficaram mais movimentados e isto permanece com a volta, entretanto tem data para acabar: final do mês de junho. Assim, pretendo retornar às minhas atividades normais, como a corrida e o próprio sono, que está comprometido para conseguir dar conta de tudo. Assim, voltarão os posts dos meus treinamentos e as reflexões que gosto.

Nesta fase, vale dizer que estou sentindo saudades dos meus amigos, porque sequer estou tendo tempo de encontrá-los e atualizar sobre as novidades dos últimos tempos. Aliás, quanto a novidades, não posso reclamar, pois a vida tem me colocado em situações novas diariamente, tendo oportunidade de fazer o que mais gosto: aprender e viver novas experiências.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Viagem a Europa: que roupas levar?

Este foi um dilema terrível!!! Quando eu estava fazendo as malas para viajar, não sabia bem o que escolher e para reduzir o erro, estava acompanhando as temperaturas diárias de Paris e Roma, sendo que Paris chegava a 10 graus e Roma, a 27 graus. Então, a mala tinha que ser híbrida!!! Para completar, minha tia que mora na Suíça me enviou uma mensagem dizendo que estava calor por lá e que eu deveria levar camisetas e sandália. Confesso que esses itens não estavam previstos, mas acatei a sugestão dela.

Neste contexto, tirei alguns casacos da mala (os mais pesados) e acrescentei shorts e regatas. Cheguei a colocar uma sandália baixa de couro, mas acabei desistindo de última hora porque eu estava monitorando o peso e já tinha passado do meu objetivo inicial. Então, os meus os sapatos que levei foram: botas, sapatênis e havaianas. Além disso, o trecho entre Paris e Roma foi comprado pela EasyJet, companhia aérea low cost, e eu só tinha 20 kg de bagagem.

Lá na Itália, me arrependi por não ter levado as minhas sandálias de couro e depois de dias usando calçados fechados, coisa a que não estou acostumada, eu já estava com asco dos sapatênis e as botas não cabiam no clima de lá. Assim, recomendo levar roupas e calçados mais leves caso a viagem seja à Itália ou Espanha (acredito que Portugal também) na primavera, no mês de maio. Apesar de não ter ficado em Madri, fiz conexão por lá e me senti em Salvador, tamanho calor que estava fazendo.

Mulheres que assim como eu ficam agoniadas para arrumar a mala, segue uma lista de coisas que funcionaram comigo:


1. Levei três cardigãs, dois deles em cores neutras (preto e marfim) e outro com uma corzinha (pink!).

Assistindo um show de rua em Paris, com meu cardigã pink e lencinho no pescoço :)

2. Lenços em várias cores. Tanto em Paris quanto em Roma, usam muito de todos os jeitos.

Rio Sena, Paris: mais lencinho!

3. Calça legging: boa opção para variar e não ocupar espaço na bagagem. Levei uma preta e uma chocolate.

Jardins do Palácio de Versalhes

4. Um casaco mais quentinho na cor preta, para ser um curinga;

Casaco preto básico, Jardim de Luxemburgo, Paris


5. Várias regatinhas;

Baía de Nápoli, Itália

6. Camisa branca básica; 

Eu e os "palhacinhos" (guardas) do Vaticano. Sacanagem o mico que eles pagam!!

7. Blusas de malha canelada;

8. Duas calças jeans (uma vestida e outra na mala);

9. Uma calça preta reta;

10. Dois vestidos, para dar um rolé à noite :)

11. Mochilinha ou bolsa de lado (compre por lá), para sair andando o dia inteiro. Se possível, leve as havaianas dentro, porque quando o bicho pegar, elas te salvam!!

12. Várias meias;